T O P

KKKKKKKKKKK

KKKKKKKKKKK

TechnoVicking

De onde o povo tira que comunismo equivale a primitivismo e aversão a tecnologia?


KaputMaelstrom

É a ideia de que desenvolvimento tecnológico só existe no ambiente competitivo das empresas privadas, sendo que provavelmente boa parte da tecnologia do chipset de um Kindle vem de pesquisas financiadas por governos.


s8boxer

Vc sabe que as pesquisas acadêmicas em tecnologia, raramente, não são competitivas né? Nem digo de correr para patentear, mas de sempre buscar superar pontos atrativos para a comercialização ou inovação completa. Não existe na verdade ciência sem competição, que seja por ego. E quanto menos *enterprise* o pesquisador mais ego ele bota na jogada. Então na verdade é s (quase) empre competitivo, por score, ego, patentes, investimentos ou só dinheiro direto mesmo. Raramente é por bem comum, principalmente em tecnologias....


Hzlopes

Score, ego e reconhecimento não são exclusividades do capitalismo. A luta por mérito não pode ser só uma luta pra fugir da miséria.


s8boxer

Score rende mais bolsas e investimento nos laboratórios, que aumenta o ego, que sobe o "valor" do pesquisador para continuar naquela instituição. Se ele não recebe bolsa extra, usualmente existe uma hierarquia com bolsas designadas, recebe regalias como viagens ou convites de *visiting scholar* em outras instituições. Passei mais 19 anos no ensino superior em 3 continentes, principalmente o europeu, mas tb nos EUA e Canadá. A regra sempre é essa, competição voraz e desesperada por reconhecimento em troca de bônus financeiro direta ou indiretamente. Inclusive, em Moscou, ainda nas cadeiras catedráticas rola MUITA troca de regalias (e medalhas[1]) como distribuição de verbas de pesquisas pela hierarquia dos pesquisadores, que existe desda da era soviética. Na época eles recebiam ingressos de opera, kits com itens diversos (até Coca-Cola e chocolate), então isso se manteve. No final, é só dinheiro de maneira diversas.... De novo, a ciência não seria quase nada se não houvesse competição, que no final é só uma forma de queimar dinheiro de maneiras variadas.... [1] não sei se era tão comum, mas faziam a troca de medalhas por serviços e itens, tipo jantar com embaixadores ou ter permissão de sair da União Soviética para outros países. Tipo pesquisador A recebia a medalha e trocava com o pesquisador B pelos benefícios... medalhas como moeda de trocas.


hvnrs

Ao menos o .epub é da z-library.